CONSULTORIA EM ESCOLHA DE TERRENO

A escolha do terreno pode ser considerada a etapa mais importante na hora de construir uma residência, pois ela irá orientar todo o processo de desenvolvimento do projeto arquitetônico. Nesta etapa, temos que analisar vários aspectos, tanto físicos (topografia, orientação solar, ventos predominantes, fauna e flora nativa, tipo de solo, etc), quanto legais (leis municipais e do condomínio, leis ambientais, etc). Outro aspecto importante é a localização (proximidade a recursos comunitários e transporte público, existência de infra estrutura básica, estar acima de cotas de inundação, não estar localizado em áreas de proteção permanente, etc).

Entendendo a complexidade e importância desta etapa da construção, e a grande quantidade de terrenos disponíveis para a compra, a Consultoria em Escolha de Terreno tem por objetivo auxiliar os futuros proprietários na escolha da melhor opção, levando em consideração suas aspirações com relação ao programa da casa, forma, tamanho, localização, etc. Por meio de visitas técnicas, será feita toda a análise e orientação para que esta escolha seja a mais correta possível.

CONSULTORIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Ter uma casa que consuma o mínimo possível de energia elétrica é o sonho de todo mundo. Para isso, o primeiro passo é ter uma casa eficiente energeticamente, ou seja, uma casa que nasça eficiente, utilizando todos os recursos naturais como a correta orientação do sol, dos ventos, uso equilibrado da iluminação natural, de forma a necessitar o mínimo possível de recursos artificiais de aquecimento, refrigeração e iluminação.

Para garantir essa eficiência, a Eletrobrás/PROCEL Edifica e o Inmetro lançaram o Programa Brasileiro de Etiquetagem, onde todos os edifícios podem ser analisados e etiquetados da mesma forma que é feito para os produtos eletrodomésticos, comprovando assim o quanto a edificação está gastando ou economizando de energia.

A Consultoria em Eficiência Energética utiliza os parâmetros estipulados por este programa para fazer todo o cálculo da eficiência da residência ainda em projeto, de forma a possibilitar alterações e adaptações necessárias antes da obra construída. Será utilizado o método prescritivo disponibilizado pelo programa. A consultoria não visa a emissão da etiqueta, mas a elaboração de um projeto mais eficiente.

CONSULTORIA EM ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

Pensar em trabalhar com uma arquitetura sustentável está se tornando cada vez mais essencial, uma vez que a indústria da construção civil é responsável por grandes impactos ambientais, sociais e econômicos no mundo. Em busca de tentar minimizar este impacto, o GBC Brasil lançou, em 2007, a Certificação GBC Casa e Condomínio, e estipulou uma série de boas práticas que podem ser adotadas por qualquer projeto e construção, orientando questões relacionadas à energia, implantação, uso eficiente da água, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, além de questões relacionadas às requisitos sociais, inovações e questões regionais.

A Consultoria em Arquitetura Sustentável analisa de forma objetiva todas as opções que melhor se adequam ao projeto e construção para tornar a residência o mais sustentável possível. Cada elemento sustentável inserido já é um pequeno passo para uma casa melhor, que cause menor impacto ambiental, social e econômico, e melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis. Nesta consultoria, são utilizados os critérios determinados pela certificação e realizado um Check-list do projeto, identificando aqueles itens que já foram alcançados e aqueles que são mais facilmente alcançáveis. Esta consultoria não tem como objetivo a busca pela certificação, mas sim usar seus critérios de avaliação para buscar um projeto mais sustentável.