Como tudo começou…

postado em: Sem categoria | 0

Eu amo arquitetura. Desenvolver projetos que se transformarão nas residências das pessoas, locais onde várias histórias serão vividas e contadas, sempre foi minha paixão. Minha carreira acabou se focando na arquitetura residencial, e tenho trabalhado em inúmeros projetos ao longo dos anos.

Porém, à beira de completar 40 anos, fui tomada por uma crise existencial típica dessa fase da vida, onde todas as certezas começam a ser questionadas, e uma série de “e se” começam a nos atormentar. Nessa fase, comecei a questionar minha profissão, pois sabemos que a construção civil é responsável por grandes impactos ambientes que atingem nosso planeta. Esses questionamentos me fizeram sair em busca de alternativas, um modo de unir minha paixão pela arquitetura e o respeito pela natureza, uma forma de desenvolver melhores projetos causando o menor impacto possível ao meio ambiente.

Esta busca me fez aumentar minha atenção para a Arquitetura Sustentável, uma forma de pensar o projeto arquitetônico como algo que, ao mesmo tempo em que proporciona um maior conforto ao usuário, traz economia e minimiza os impactos da obra e da operação ao meio ambiente. A cada curso que fiz, a cada livro ou artigo que li, fui sendo tomada de uma certeza de que esse é o caminho para nossa arquitetura, e a vontade de saber mais e implementar esse conhecimento nos meus projetos só aumenta a cada dia.

Em vista disso, resolvi criar esse blog. Minha intenção aqui é mostrar à você, que talvez esteja pensando em construir seu novo lar, todas as possibilidades que existem e que podemos usar em seu projeto, tudo que você pode (e deve) considerar na hora de analisar uma proposta. Tentarei explicar da forma mais simples e didática possível, mas te convido a se aprofundar no assunto com todo o material gratuito disponível na internet. Espero que vocês gostem do conteúdo, e se estimulem a pensar na possibilidade de investir em pelo menos alguns elementos sustentáveis em sua nova e tão sonhada casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *